Paulínia registra mais de 300 furtos no primeiro trimestre deste ano
Esse número é o maior dos últimos quatro anos no recorte; Dados são da Secretaria de Segurança Pública de SP
Da redação
O número de furtos registrados em Paulínia no primeiro trimestre de 2025 chegou a marca de 330, sendo essa, a maior marca registrada nesse recorte, nos últimos quatro anos. A Secretaria de Segurança Pública de SP divulgou esses dados, que apontam para um aumento considerável no número de casos de furtos do município.
Em primeiro lugar, deve-se entender a diferença entre furto e roubo. Segundo o Código Penal, considera-se furto quando algo material é tomado sem o uso de violência ou grave ameaça, isto é, um pertence pode ser subtraído sem que a vítima perceba, como uma carteira tirada de seu bolso sem ser notada. Já o roubo, é quando existe o uso de violência ou grave ameaça, como um assaltante que aponta uma arma para tomar o celular de alguém, nesse caso, se caracteriza o roubo.
Portanto, o número de furtos que teve aumento significativo na cidade. No primeiro trimestre de 2024, Paulínia havia registrado 266 casos de furto no município, e como já destacado, esse número atingiu 330 casos em 2025, um aumento percentual de 24% em relação ao último ano.
Esse número ainda é 18% maior do que o registro de 2023 (279 furtos), e 44% maior em relação ao registro de 2022 (229 furtos), todos considerando apenas o primeiro trimestre dos respectivos anos.
Em janeiro desse ano, Paulínia registrou 112 ocorrências de furto, número 25% maior que janeiro de 2024, outros 123 furtos foram registrados em fevereiro, 30% maior do que fevereiro de 2024, além dos 95 furtos de março, 14% maior em relação a março de 2024, completando 330 totais.
Outro dado que aumentou em relação aos furtos do primeiro trimestre de 2024, foram os furtos de veículos. 31 veículos foram furtados nos três primeiros meses de 2025, enquanto “apenas” 27 vezes isso aconteceu no primeiro trimestre de 2024, um aumento percentual de 14,81% nesse aspecto dos furtos. Vale destacar que os furtos de veículos não estão inclusos no primeiro dado de 330 furtos, sendo essa uma categoria em separado.
Os números da Secretaria de Segurança Pública de SP integram dados da Polícia Científica, Militar, Civil, Ouvidoria de Polícias, Conselho Comunitário de Segurança e Corpo de Bombeiros. Segundo o artigo 155 do Código Penal, o crime de furto tem pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Já o crime de furto veicular pode chegar até 8 anos de reclusão.
………………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.