10/10/2024

De olho no final do ano, bares e restaurantes da RMC iniciam contratações de temporários

Cerca de 20 mil vagas devem ser geradas na RMC, aponta a Abrasel Campinas

Foto Canva

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 29% dos proprietários e bares e restaurantes pretendem contratar mão de obra até o final do ano para atender a ata no movimento com festas e confraternizações de empresas. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem ser cerca de 20 mil postos de trabalho temporário até dezembro, segundo projeção da Abrasel Regional Campinas. O período de seleção e contratação começa em outubro.

Na RMC existem cerca de 30 mil estabelecimentos (bares e restaurantes) em operação, dos quais 12 mil na cidade de Campinas. Levando em conta que cerca de 30% deles pretendem reforçar suas equipes, com uma média de dois funcionários por estabelecimento, isso significa 20 mil postos temporários para os meses de outubro, novembro e dezembro.

“É um número bastante expressivo de contratações para dar conta na alta das vendas que ocorre nos últimos meses do ano”, explica André Mandetta, presidente da Abrasel Campinas. Porém, ele lembra sobre a dificuldade do setor em preencher as vagas abertas.

“Ao longo de todo ano bares e restaurantes enfrentam dificuldades para preencher vagas fixas e, no caso de temporários, não acredito que seja diferente”, diz ele. Mandetta lembra que a pesquisa da Abrasel também aponta para essa dificuldade. “Dos estabelecimentos que vão contratar, 89% consideram “difícil” ou “muito difícil” encontrar mão de obra qualificada. Além disso, 25% dos empreendedores enfrentam o desafio de encontrar pessoas interessadas em preencher as vagas”, acrescenta.

Bares e restaurantes da região já se movimentam para aumentar suas equipes. As etapas seleção e contratação já estão em curso. O objetivo de adiantar o processo é para que as casas tenham tempo hábil para treinar os novos colaboradores.

O Dom Brejas, de Campinas, é um exemplo dos estabelecimentos que já se preparam para iniciar as contratações. A casa que conta com 43 funcionários fixos vai abrir, a partir de outubro, dez vagas temporárias para atender a demanda de final de ano é temporada de verão. As vagas disponíveis são para funções como auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de limpeza, garçom, bartender e hostess (recepcionista).

Roger Franco Santana Ramos, gerente de Recursos Humanos do bar e restaurante explica que a exigência para as vagas é de que os candidatos tenham pelo menos seis meses de experiência. “Vamos começa as contratações em outubro para que os temporários tenham tempo de realizar treinamentos práticos com os líderes dos setores”, conta. As pessoas interessadas podem se candidatar enviando currículo para WhatsApp 19 98924-2187.

Ainda segundo Ramos, existe a possibilidade dos funcionários temporários venham a ser efetivados ao final do período de contratação .

Outro estabelecimento que vai reforçar sua equipe é o Banana Café Campinas. A projeção é de abertura de seis vagas temporárias, com início das contratações em outubro.

Camila Coratti, gerente do Banana Café, diz que a casa busca por perfil de profissionais que já tenham experiência no setor Alimentos e Bebidas, pois é um período de intenso movimento. “Não temos muito tempo para treinar uma pessoa do zero e, por essa razão, ela precisa ter as noções de funcionamento de um bar e restaurante”, conta. Dentre as funções abertas, estão bartender, garçom, cumin, cozinheiro, cozinheiro líder, chapeiro, garde manger, lavador pratos, ajudante geral e fritador de porções. Os candidatos podem enviar o curriculum para o whatsapp 19-997313195 ou entregar presencialmente no estabelecimento.

André Biazzo, sócio do Banana Café, ressalta que uma pessoa que seja comprometida, pontual e disposta a trabalhar tem grandes chances de ser efetivado no início de 2025, já que existe uma carência muito grande de mão de obra no setor.

A rede de lanchonetes Lanchão Brasil, com 19 unidades na RMC, projeção contratar 57 temporários para o final de ano. “Em média, são três funcionários por loja, para a função de atendimento”, conta Roger Antonio Domingues, fundador da rede.

Segundo a pesquisa da Abrasel, dos 89% dos empresários que consideram “difícil” ou “muito difícil” encontrar mão de obra qualificada. Além disso, 25% dos empreendedores enfrentam o desafio de encontrar pessoas interessadas em preencher as vagas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.